#09 - Quando foi que bem-estar virou uma lista de tarefas?
... eu só quero descansar no meu próprio tempo.
Apesar de ninguém saber muito bem qual é o quadro que a palavra 'autocuidado' engloba, ao longo dos últimos anos, vimos ela ser desgastada enquanto era associada à uma série de definições diferentes. Na pandemia saiu de skincare e academia; ou seja, atividades que faziam bem para o corpo; para ler um livro, ver um filme, ou qualquer coisa que servisse para nos trazer bem-estar e preservar nossa saúde mental. Eu concordo.
Só que ninguém aguenta mais a palavra, a gente enjoou tanto que quando uma marca promete um produto para melhorar nosso momento de autocuidado ela é só mais uma. Já não faz mais nossos olhos brilharem.
O fato é: a gente ainda precisa se dar isso, a gente precisa de um lugar seguro para encher nosso próprio balde com coisas boas antes de sair compartilhando, a gente precisa recarregar as energias para enfrentar o mundo lá fora, mas estamos tão enjoados dessa palavra que as vezes nos privamos também da ação. Já pensou como foi que chegamos nesse ponto?
Minha teoria é que ela se popularizou tanto que virou uma lista infinita de coisas que você precisa dar check todo dia ou toda semana. Todo mundo tem uma receita. Nas redes sociais virou competição. Sinônimo de saúde mental é postar mais coisas relacionadas a autocuidado, terapia e autoaceitação do que as outras pessoas. É sério isso?
Acho que aqui vale mencionar que quando qualquer circunstância é montada para parecer um post bonito é porque não tem nada de genuíno naquilo. Em resumo, se você tá postando, fotografando, filmando, se preocupando com a luz e o ângulo você não tá vivendo de fato aquele momento.
É assim com a internet é assim com o nossos momentos delícia. Vamos chamar assim? Eu adoro.
Não estou dizendo que as pessoas não deveriam postar e incentivar seus amigos a teres esses momentos, eu mesma registro tudo para postar depois, mas assim que tiro a foto, eu desligo o celular e vou viver.
O que a gente não pode perder de vista é que quando tentamos ditar para alguém ou deixamos qualquer fator externo ditar para nós algo tão intangível como nosso próprio bem estar, esse momento - que deveria ser sobre o que EU quero fazer para me sentir bem - se torna pesado, uma obrigação.
Autocuidado é sobre parar para recarregar e a premissa básica de todo descanso é respeitar seu próprio tempo, dentro das suas regras, livre de qualquer pressão, julgamento, receita mágica ou cobrança.
Aqui um registro de algo que funciona para mim: Ler. Me mantém criativa, com energia e vontade de viver. No momento eu ainda tô lendo Aurora: o despertar da mulher exausta, da Marcela Ceribelli. (Link)
Bom, enquanto aguardamos pela próxima expressão deturpada que irá viralizar no Tiktok com mais uma receita de certo e errado; e depois observamos ela ser trazida uma por uma para as demais redes sociais, à medida que a essência se perde novamente no aesthetic; eu proponho uma coisa: Como VOCÊ gostaria de chamar esse momento?
O momento em que diz não para as demandas que estão sobre você e para a autocobrança e decide priorizar seu descanso?
Ouvir uma música, ler um livro, brincar com seu pet, desconectar do telefone, fazer uma comidinha gostosa, dormir, fazer o tal do skincare, ver sua série favorita…
Seja lá que você escolha fazer nesse momento e seja lá o nome que você decidir dar a isso que seja um momento só seu, algo que você faça por você mesmo e não deixe ninguém tirar isso de você.
Qualquer coisa te aviso
Aqui tem links, comidas, pessoas, livros, séries e outras coisas que eu tô fazendo ou que salvei ao longo da semana e acho que vale a pena você dar uma olhadinha.
🎧 Lancei meu podcast! E o EP dessa semana reflete sobre porque deveríamos para de nos cobrar perfeição o tempo todo. (Link aqui)
🏡 Decorando a casa para novembro. O tipo de vídeo que eu adoro quando o algoritmo joga na minha TL :) (Link aqui)
🎬 Essa semana, como tive dois feriados juntos (Dia 14 é aniversário da cidade onde moro), aproveitei para colocar em dia Sweet Magnolias, minha série favorita do momento, gostosinha para aqueles dias que eu só quero deitar no sofá e ver algo que deixe meu coração quentinho. (Link aqui)
🎆 Nos dias 21, 22 e 23 de novembro eu vou fazer a maior (e a única) promoção do ano, na Iandê. Como eu sou contra geração de oferta desnecessária na timeline (E om a Black Friday as redes sociais vão estar inundadas delas), decidi enviar as ofertas somente em um grupo exclusivo para quem tem interesse. O grupo é no Telegram e se você quiser conhecer os produtos da Iandê por um precinho legal, te convido a entrar no grupo para receber todas as promoções. Te espero lá ♥. (Link aqui)
Bom, gente, fico por aqui. Se essa edição fez sentido para você de alguma forma, comenta aqui ou me responde por e-mail. Vou adorar saber sua opinião.
Com amor, Be. ♥